Seguro Residencial: por que você deve contratar um agora mesmo

O lugar onde vivemos e dividimos com nossa família, que tanto amamos, é um local sagrado. Quando realizamos o sonho de termos nossa própria casa, queremos cuidar dela, afinal, é um patrimônio pelo qual merece todo zelo. Por isso, recorremos ao seguro residencial, principalmente quando vamos deixá-la desocupada, como é o caso de viagens, por exemplo.

Nesse texto, explicaremos sobre as vantagens de se ter um seguro residencial, e porque é muito importante a conscientização da necessidade, pois fatalidades acontecem quando menos se espera. Para isso, continue essa leitura!

O que é o seguro residencial?

Antes de mais nada, o seguro residencial vale para as nossas residências habituais, tanto apartamentos quanto casas, e também para as residências de temporada ou veraneio, bem como, às próprias ou alugadas, o que deixa o segurado muito mais tranquilo para viajar, por exemplo.

Primeiramente, vale destacar que essa modalidade de seguro é bem vantajosa, pois o valor é muito acessível, com prestação mensal menor do que imaginamos, e os benefícios são muitos, na ocorrência de imprevistos. Tudo isso, porque o seguro residencial pode proteger o imóvel e seu conteúdo em diversas situações.

Dessa forma, o seguro residencial tem como objetivo proteger um imóvel contra incêndios, raios e explosão, danos elétricos, roubos e furtos, vendaval e granizos, quebra de vidros, responsabilidade civil familiar contra terceiros, e outras tantas coberturas adicionais disponíveis, que no momento da ocorrência de um evento de sinistro, podem custar muito caro para o morador do imóvel.

Quais as coberturas um seguro residencial oferece?

O seguro residencial oferece várias coberturas, que podem ser contratadas de acordo com a adequação e necessidades do imóvel e do segurado. Existe uma cobertura básica (incêndio, raio, explosão e queda de aeronaves), que atende à grande maioria dos segurados, mas ela pode ser ampliada, com mais coberturas adicionais, de acordo com o desejo do contratante.

A cobertura básica de um seguro residencial contempla garantias contra:

  • Incêndios;
  • Raios;
  • Explosões;
  • Fumaça e
  • Queda de Aeronaves.

As coberturas opcionais são:

  • Danos elétricos;
  • Roubo e furto de bens;
  • Vendaval, ciclone, furacão, tornado e granizo;
  • Impacto de veículos (no caso do seguro residencial de casas);
  • Quebra de vidros, espelhos, mármores e granitos;
  • Responsabilidade Civil Familiar;
  • Vazamento ou ruptura de tubulações;
  • Desmoronamento (no caso de seguro residencial para casas)
  • Placas solares (no caso de seguro residencial para casas)
  • E assistência 24h para serviços na residência, que surgem por meio de problemas comuns no dia a dia, como: encanamento entupido, troca de fechadura da porta e demais reparos que demandam atendimento de um profissional específico.

Caso a assistência não contemple algum serviço que seja necessário em determinado momento, o segurado pode, por meio do Plantão PACTO 24h, receber indicações de diversos prestadores que podem auxiliá-lo.

Como proceder caso ocorra algum destes eventos de sinistro no imóvel?

Em caso de sinistros, o segurado deve entrar em contato com a sua corretora de seguros , formalizar a ocorrência, aguardar a regulação do sinistro por parte de um vistoriador, representante da Seguradora, que vai analisar o evento ocorrido, levantar os danos causados e enviar para a Seguradora para análise, e aguardar o segurado receber o reembolso. Após o contato e a entrega pelo segurado, das documentações necessárias, a seguradora detentora da Apólice, indenizará o valor dos danos causados, que estão cobertos na apólice do seguro residencial, de acordo com o importância contratada.

Apesar das variações, os documentos solicitados para a comprovação do sinistro junto à seguradora são:

  • Aviso de sinistro na corretora de seguros;
  • Nota fiscal do bem danificado ou alguma comprovação da existência daquele item;
  • Orçamentos, notas fiscais e recibos para a reposição dos bens sinistrados.

Quais as diferenças entre seguro residencial do seguro condominial?

Muitas pessoas confundem o seguro residencial com o seguro condominial. Entretanto, existem diferenças entre eles que precisam ser observadas.

  • Seguro residencial: seguro opcional que protege a estrutura da casa ou apartamento e os bens que estão dentro do imóvel;
  • Seguro condominial: de acordo com Código Civil, o seguro condominial é obrigatório para prédios comerciais, residenciais e mistos. Ele protege as áreas comuns e toda sua estrutura.

Por que contratar um seguro?

Com as informações do texto acima, reforçamos e percebemos o quanto são importantes as coberturas oferecidas (básica e adicionais) para a proteção do imóvel e principalmente a contratação dos Serviços de Assistência 24 h para o imóvel segurado.

Além de proteger contra diversos imprevistos, possui uma ótima relação custo-benefício, se comparado a outras modalidades de seguro, retorno rápido ao se tratar das indenizações e reembolso, com muita praticidade e, por fim, a possibilidade de personalizar a apólice conforme as necessidades do contratante.

Listamos abaixo os principais benefícios de um seguro residencial:

  • Investimento acessível;
  • Ampla cobertura;
  • Rápida indenização;
  • Contratos personalizados;
  • Relação custo-benefício.

E por falar em custo-benefício…

Os prejuízos causados por um incêndio ou por um desastre natural podem custar caro, seja para reparar os danos ou, até mesmo, reconstruir um novo imóvel. Ser pego de surpresa em uma dessas situações não é nada agradável.

Por isso, ter um seguro residencial é um investimento necessário, o segurado pode pagar pequenas parcelas e, caso de algum acidente ocorra em seu imóvel, o valor reembolsado permite arcar com grande parte das perdas, evitando problemas maiores e preocupações futuras com a segurança e o bem-estar dos moradores e gastos extras.

O que levar em conta ao escolher um seguro residencial?

Além de avaliar as necessidades, preço e as coberturas oferecidas pelas seguradoras de boa procedência, o cliente interessado deve procurar um atendimento ágil, tanto nas ocorrências mais graves, quanto nos problemas mais rotineiros, que podem ser resolvidos pelo serviço de assistência 24h.

Dessa forma, após identificar a cobertura ideal, o próximo passo é entrar em contato com uma corretora de confiança. Então, não perca tempo e entre em contato com um de nossos corretores e saiba mais sobre o seguro residencial e todas as vantagens que ele oferece!

Clique aqui e faça sua cotação agora mesmo!

Quer saber mais sobre esse e outros assuntos? Então não deixe de acompanhar também as redes sociais da PACTO!

Foto: Vlada Karpovich no Pexels.

 

Deixe um comentário