Muitas pessoas, após tomarem a decisão de contratar um seguro de vida, residencial ou condominial, se deparam com a dúvida de quem recorrer para conhecer as melhores ofertas do mercado: seguradora ou corretora de seguros. Isso acontece porque, de modo geral, o público não sabe definir exatamente quais são os serviços oferecidos por essas empresas e quais as responsabilidades que elas assumem com o cliente.
Se você é uma dessas pessoas e está pensando em contratar um seguro, é muito importante que leia este texto. Nele, explicaremos, de maneira simples, qual a função da seguradora e da corretora e a melhor opção para a sua situação. Acompanhe:
Diferença entre seguradora e corretora de seguros
Seguradora
Resumidamente, a seguradora é responsável por oferecer proteção aos bens, ao patrimônio e/ou a vida, conforme as necessidades do cliente. Ou seja, a função dessa empresa é assumir os perigos, em troca do pagamento de uma quantia periódica.
Por exemplo, se você tem um seguro do seu veículo, caso o seu carro seja roubado, a seguradora é obrigada a apurar e indenizar o veículo. Se houver uma colisão, ela irá providenciar o reparo dos danos no automóvel, em uma oficina referenciada.
Corretora de seguros
Já a corretora de seguros tem o papel de encontrar o melhor seguro para o cliente, intercedendo a favor do segurado, analisando os riscos e verificando as coberturas que melhor atendem às necessidades. Essa empresa pode auxiliar tanto às pessoas físicas como pessoas jurídicas e possui em seu portfólio, mais de uma seguradora para apresentar ao cliente.
Quais são as diferenças entre corretora e seguradora?
Embora possam se confundir em muitos momentos, há uma grande diferença entre os papéis de uma corretora e uma seguradora. Enquanto a corretora auxilia o segurado a encontrar o plano mais adequado, analisando quais são as condições mais vantajosas, a seguradora atua assumindo para si os riscos da garantia patrimonial.
É válido lembrar que o mercado de seguros é regularizado e controlado pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP). Então, antes de procurar uma empresa desse ramo, seja corretora ou seguradora, verifique se ela é cadastrada nesta autarquia federal.
Vantagens de optar por uma corretora
Assim como em qualquer contratação de um serviço importante, antes de assinar o contrato com uma seguradora é fundamental ter ciência do que está sendo contratado. Isso evita surpresas na hora de acionar o seguro.
Como ele só será usado em momentos inesperados e desagradáveis, recomenda-se procurar a ajuda de uma boa corretora para intermediar o processo. Pois essa empresa te dará o suporte para entender o contrato e vai apresentar o melhor plano de acordo com o seu perfil.
Além disso, a corretora de seguros atua para que tudo que esteja em contrato seja cumprido. Caso ocorra algum sinistro, por exemplo, ela também auxilia no processo junto à seguradora, para o recebimento da indenização.
Conheça outras vantagens de contar com a ajuda de uma corretora:
Mais variedade de coberturas
A corretora aponta diversas opções de coberturas e apresenta soluções diferentes para cada caso. Ela explica para o interessado como cada produto pode beneficiá-lo e, assim, fica mais fácil escolher o que realmente atende, seja pela cobertura ou custo-benefício.
Transparência no contrato
A corretora observa todos os detalhes das cláusulas do contrato para que você contrate um seguro de acordo com o seu perfil.
Mais praticidade
A corretora fica responsável pelas questões legais e o processo de contratação da apólice, minimizando as preocupações do interessado pelo seguro.
Garantia de proteção
Com o suporte de uma boa corretora, o segurado tem a certeza de estar realmente amparado e de que seus interesses serão observados no momento em que ele precisar acionar o seguro.
Economia
A busca por melhores preços pode fazer com que o segurado caia em uma cilada e adquira um produto que não lhe atende ou até ser enganado com seguros piratas. Por isso, o melhor é optar pela segurança dos serviços de uma corretora com experiência, para evitar problemas futuros e gastos desnecessários. Além disso, contratar o seguro por meio de uma corretora não tem acréscimo no valor pago periodicamente.
Embora corretora e seguradora sejam empresas bem diferentes, elas caminham juntas e uma precisa da outra. A corretora depende do produto da seguradora para atender aos seus clientes e a seguradora precisa da corretora para vender, oferecer o seu produto. Mas, na hora de contratar a seguradora, o melhor é procurar uma corretora!
Se este texto te ajudou, então compartilhe com os seus amigos e siga as nossas redes sociais para não perder nenhuma novidade!